Translate

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Uma estória de LUTA e VIVÊNCIA através do TEATRO, Andreh Ventura

Hoje (16), conheceremos a estória de um Grande artista do cenário da arte cênica Serrinhense e da região, que contribuiu durante anos para o fortalecimento da cultura na cidade e no estado da Bahia.

André Luiz dos Santos Lima, nome artístico Andreh Ventura, seu amor pela Arte Cênica começou entre 07 e 09 anos de idade, iniciando no quintal de casa brincando de circo, onde ele mesmo era o ator, apresentador e plateia. Com seus amigos do Reforço Escolar (Cursinho) foi convidado para fazer uma peça Teatral por sua Professora e Diretora de Teatro Graça Reis. A Grande Surpresa, texto de Edvaldo Barbosa, foi seu primeiro trabalho como protagonista, fazendo o papel do Coelho.
o Demônio, Peça: A Paixão de Cristo em Serrinha, ano 2014.
          Um dos maiores trabalhos é A Paixão de Cristo, que ao longo 31 anos de Espetáculo, Andreh Ventura participou de 18 encenações entre dançarino, produtor e ator. Como ator fez grandes personagens como Servo, o Apóstolo João (Ganhou o Prêmio de melhor ator coadjuvante), Apóstolo Pedro e nesse ano de 2014, ganhou um presente do seu diretor Virgílio Azevedo, o Demônio, personagem que revelou Andreh Ventura como destaque na peça eleito pelo público em geral. Ele trabalhou também em várias peças Teatrais como “A Grande Surpresa” (texto de Edvaldo Barbosa), “A Paixão de Cristo” (vários autores), “Essa tal Mafalda” (Adaptação de Edvaldo Barbosa), “Prometeu o acorrentado” (Ésquilo), “A Incrível viagem” (Doc. Comparato) Consciência: Consistência Negra é o Documentário Teatral atual do ator. Como diretor Cênico “O Amor vence o racismo (Varneci Nascimento), Contos e Poesias (Vários autores), O mapa do coração do Mundo (Rui Jobim Neto). 

Como Produtor “Eis-me aqui (vários autores), Os Cegos (Michel Gelderode), FEDAP - Festival de Dança de PATAÍBA-BA (2012 – 2013)”. E outro trabalho que fez parte de seu contexto profissional, foi com o Projeto Promessa – oficina de Teatro e Montagem de Espetáculo, realizado pela Casa de Cultura Dona Joana no município de Agua Fria - BA para 60 jovens, mas antes já tinha feito uma ação denominada Em Cenas com alunos do Curso Pré – vestibular UNICOM. O Promessas forneceu o seu grande presente, o certificado DRT favorecendo o seu reconhecimento profissional.


Nesse espaço cultural e cênico já promoveu varias oficinas e apresentações em cidades do território Sisal e Portal do Sertão no Estado da Bahia (Serrinha, Araci, Teofilândia, Ichu, Agua Fria, Cansanção, Queimadas, Conceição do Coite, Distrito Pataíba, Andorinha, Capela o Alto Alegre, Itaberaba, Cachoeira, Santa Barbara, Barrocas e outras).


“Quando temos algo que podemos deixar nosso legado e contribuir para uma historia, isso é gratificante. O teatro é uma maquina transformadora socialmente e culturalmente produzindo uma base politica-cultural para sociedade, deixando as mensagens e conhecimento a nossa população”, diz Andreh ventura.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Casa de Cultura Dona Joana publica e divulga lista de contemplados nos cursos do Ponto Digital Fotografia Preta

      Após o prazo de inscrição, a Comissão Organizadora do Ponto Digital Fotografia Preta se reuniu e aprovou a Lista Final de Participan...