Translate

domingo, 6 de julho de 2014

Moldando a preservação, valorização e registro da memória do samba de roda em Água Fria-BA

O Samba de Roda é uma manifestação que faz parte do município de Água Fria (BA), onde se faz presente nos costume e valores de muitas famílias.  Hoje, essa tradição necessita de uma nova moldura para garantir sua continuidade e preservação, além, de deixar esse legado para as novas gerações. Esses anseios são falas dos mestres, sambadores e sambadoras dos grupos de Samba de Roda.
A Casa de Cultura, Esporte e Cidadania Dona Joana entendendo que o Samba de Roda é música, poesia, conversa, diversão e outras manifestações. Porém, está sendo cada vez mais esquecido. Assim, resolve produzir o Documentário "O grito do Samba - A memória cultural dos mestres populares do Samba de Roda", abraçando a cultura e fazer registros por meio do audiovisual para que a ela não se perca em meio a outras coisas que já não existem no município. O mesmo tem a Elaboração de Projeto e Produção Aristanan Pinto ( Formado em Historia / Diretor da Entidade), e, a Direção da Jovem Roseli Carvalho estudante de Comunicação Social ( Radio e TV).

Diretor da Casa de Cultura Dona Joana e Roseli Carvalho estudante
de Comunicação Social UNEB.

No dia 1º de maio de 2014, foi realizado O evento foi produzido para o lançamento do filme O Grito do Samba, curta-metragem de 7 min que introduz a memória cultural dos mestres de samba de roda. “Falamos de memória, o resgate da memória de um povo permite que a cultura renasça e se reinvente de tempos em tempos. Quando agente registra eleva a autoestima de quem faz, e toda vez que agente fala se compromete com o que diz, os mestres vão passando e são os registros que vão ficando”, disse Roseli.

Na oportunidade foi lançado o CD Samba de Roda de Água Fria, produzido pelo Pontão de Cultura / Casa do Samba de Santo Amaro - ASSEBA ( Associação de sambadores e sambadoras do Estado da Bahhia). O Vereador Josevan Reis, falou sobre o seu projeto que pede que se exalte o dia do Samba de Roda, como acontece em outros municípios do Estado da Bahia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Casa de Cultura Dona Joana publica e divulga lista de contemplados nos cursos do Ponto Digital Fotografia Preta

      Após o prazo de inscrição, a Comissão Organizadora do Ponto Digital Fotografia Preta se reuniu e aprovou a Lista Final de Participan...