Translate

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Presença da Fundação Palmares para visita técnica de certificação quilombola da comunidade Curral de Fora - Água Fria/Ba

Hoje (01), aconteceu na Comunidade Curral de Fora no município de Agua Fria, a visita técnica da Fundação Palmares representada por Fabio Santana junto a Associação Comunitária Rural Quilombola de Curral de Fora representada pela Presidenta Maiza Barbosa e Corpo Escolar representado pela Vice-Diretora Genilma, com o intuito de produção de relatório para garanti a certificação da mesma como  Quilombola. 

A ação teve a presença do Evanjivaldo Desiderio Prefeito Municipal, Rosane Jovelino Representante da Sepromi – Secretaria de Promoção de Igualdade do Estado da Bahia, Antônio Luiz de Sena – Secretario de Desenvolvimento Social de Serrinha, Cleuza Juriti – Diretora de Igualdade de Serrinha e Membro do Conselho Estadual da Comunidade Negra, Arylma Teixeira – Presidenta da Associação de Vilas Unidas em Biritinga,  Aristanan Pinto – Diretor Geral da Casa de Cultura Dona Joana e a participação ativa da população dessa comunidade.

A atividade deu a garantia de registrar as características e ouvir os moradores para que tenha inicio ao processo de certificação quilombola feito pela Fundação. Entende-se, para a emissão da certidão de autodefinição como remanescente dos quilombos deverão ser adotados critérios de auto-atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra.

A Fundação Cultural Palmares poderá, dependendo do caso concreto, realizar visita técnica à comunidade no intuito de obter informações e esclarecer possíveis dúvidas. As comunidades quilombolas poderão auxiliar a Fundação Cultural Palmares na obtenção de documentos e informações para instruir o procedimento administrativo de emissão de certidão de autodefinição.











                                                 Viva a nossa raiz, aos nossos remanescentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Casa de Cultura Dona Joana publica e divulga lista de contemplados nos cursos do Ponto Digital Fotografia Preta

      Após o prazo de inscrição, a Comissão Organizadora do Ponto Digital Fotografia Preta se reuniu e aprovou a Lista Final de Participan...