terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Iniciativa da Casa de Cultura Dona Joana está sendo molde de pesquisa da Fundação Joaquim Nabuco/ FUNDAJ - PE

A iniciativa PONTO DE MEMÓRIA ESCREVENDO MINHA HISTÓRIA E SABERES da  Casa de Cultura, Esporte e Cidadania engloba hoje entre 18 experiências que esta sendo mapeadas e pesquisada pela Fundação Joaquim Nabuco/FUNDAJ que se localiza na cidade de Recife/PE.

A Fundação Joaquim Nabuco/FUNDAJ, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em parceria com a UNESCO, está realizando entre outubro de 2014 e maio de 2015 uma pesquisa sobre processos educacionais entre iniciativas museológicas e museus comunitários da região Nordeste, com o objetivo de desenvolver estudos subsidiários ao processo de implementação de um programa de integração entre o Programa MAIS EDUCAÇÃO do MEC e estas experiências educativas.






Das iniciativas e museus comunitários identificados, selecionamos 18 experiências para a participação na segunda etapa da pesquisa, de acordo com os critérios da diversidade (étnica, social e regional) e da relevância de suas práticas e ações educativas. A primeira etapa desta pesquisa, realizada entre outubro e novembro de 2014, consistiu na identificação e mapeamento de processos educacionais desenvolvidos por iniciativas museológicas e museus comunitários nos nove estados da região Nordeste (AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE). Através do preenchimento de uma ficha de identificação de ações e práticas educativas, gestores, técnicos e organizadores detalharam informações sobre as ações educativas desenvolvidas em âmbito comunitário por seus museus e/ou iniciativas. Foram identificadas uma diversidade de processos museológicos, autointitulados como eco-museus, museus indígenas, museus comunitários, museus de terreiros etc., que assemelham-se quanto à atuação com memória/patrimônio à nível comunitário com populações locais. Foram contatadas diretamente 96 iniciativas e obtivemos um retorno de 51 fichas de identificação, que nos possibilitaram traçar um amplo panorama da relação entre iniciativas museológicas e museus comunitários com a educação e as escolas na região Nordeste.

Onde a Casa de Cultura, Esporte e Cidadania Dona Joana / Ponto de Memória Escrevendo Minha Historia e Saberes está participando com suas ações de memória, valorização e preservação dos saberes/fazeres culturais do município de Agua Fria /BA. As ações são elas:  Promessas – Qualificação e Formação em Teatro , Cantinho da Criança , Projeto: Capoeira é meu Mestre – Ensinamentos dos Mestres de Capoeira ,  Documentário  “O Grito do Samba” , Pontinho de Leitura e Cultura: Cordel dos Encantos – Nos contos e encantos da magia do cordel, Planejamento de Ação de pesquisa e exposição da comunidade quilombola de Curral de Fora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário