Translate

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Homenagens aos Capoeiristas





Capoeirista é o indivíduo que pratica capoeira, uma dança e luta típica do Nordeste do Brasil, em especial na Bahia.
Em vias as lutas negras, a capoeira foi marginalizada.  Com a República, em 1889, Deodoro da Fonseca (1827-1892) inicia campanha de combate à capoeira.
Em outubro de 1890, promulga a Lei 487, de Sampaio Ferraz, que prevê de dois a seis meses de trabalho forçado na Ilha de Fernando de Noronha. No art. 402, “Dos vadios capoeiras”, lê-se:
nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal conhecidos pela denominação capoeiragem; andar em correria, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumulto ou desordem, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal.
Hoje a capoeira simboliza junto a seus praticantes a resistência de um povo e criação de uma cultura que os caracteriza.
No município de Água Fria, uma das representações dessa arte é o Grupo de Capoeira Motivação Negra que realiza no Distrito Pataíba o Encontro Anual de Capoeira, recebendo grupos nacionais e internacionais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Casa de Cultura Dona Joana publica e divulga lista de contemplados nos cursos do Ponto Digital Fotografia Preta

      Após o prazo de inscrição, a Comissão Organizadora do Ponto Digital Fotografia Preta se reuniu e aprovou a Lista Final de Participan...